8 efeitos irreversíveis do álcool no organismo
Apesar de ser uma droga legalmente aceita pela sociedade, o álcool também provoca inúmeros danos à saúde de quem o consome. São inúmeros os problemas que comprometem tanto a saúde física quanto a psicológica do indivíduo, sendo que alguns podem levar até mesmo à morte.
Para alertar sobre os danos irreversíveis que o álcool causa ao organismo, nós fizemos esse texto listando 10 efeitos da substância no corpo humano. Confira logo abaixo.
1 – Dificuldade de raciocínio
Quando consumido em excesso, o álcool acaba lesionando o cérebro de forma irreversível, o que prejudica a capacidade do indivíduo de guardar informações. Isso acaba fazendo com que as memórias sejam deterioradas, tornando o raciocínio da pessoa ineficiente.
2 – Visão e audição comprometidas
O consumo de álcool também prejudica a visão e audição do indivíduo, isso porque acaba ocasião uma perda que pode ser superior a 30% da visão, comprometendo o foco da visão, o que prejudica noções com a de profundidade e distância.
A audição também não fica ilesa, tanto os dependentes de álcool quanto os que bebem apenas socialmente também têm sua capacidade auditiva alterada de forma considerável.
3 – Déficit de atenção
Para as gestantes que fazem uso de bebidas alcóolicas, o risco de que o bebê desenvolva Hiperatividade e Déficit de Atenção acabam sendo redobrados; vale lembrar que esses são problemas irreversíveis que o acompanharão para o resto da vida.
4 – Arritmia cardíaca
O dependente de álcool pode desenvolver também um quadro de arritmia cardíaca bastante perigoso – a fibrilação atrial que, por sua vez, pode se tornar crônica, desencadeando isquemias cerebrais.
5 – Gordura no fígado
O acúmulo de gordura no rim é uma condição hepática que também pode ser causada (ou agravada) pelo abuso excessivo de bebidas alcoólicas. É importante frisar que essa condição é recorrente em praticamente todas as pessoas que consomem álcool frequentemente, configurando-se como o primeiro estágio de uma doença hepática.
6 – Gastrite e úlcera
A produção de ácido no estômago é aumentada com o consumo de álcool, o que pode provocar o surgimento de úlceras estomacais e gastrite. O abuso de bebidas alcoólicas também pode provocar um quadro de erosão do revestimento do estômago, o que causa a úlcera que é bastante perigosa para a saúde do indivíduo.
7 – Depressão
Isolados, a depressão e a dependência de álcool já são bastante preocupantes, quando se juntam, o quadro torna-se devastador. Para muitas pessoas, o álcool é uma maneira de lidar e/ou fugir de alguns problemas da vida. Dessa forma, acabam buscando em bebidas alcoólicas um alento para suas tristezas, o que aumenta o quadro depressivo e, consequentemente, o consumo de álcool.
8 – Comprometimento dos rins
Quando o álcool é consumido de forma excessiva, acaba sobrecarregando os rins, o que compromete o bom funcionamento do órgão, dificultando o processo de filtro das substâncias do corpo humano.
O álcool também acaba inibindo a produção do hormônio que faz o controle da absorção de água pelos rins, pois age na glândula responsável por esse processo, a hipófise. Tudo isso aumenta os níveis de eletrólitos no sangue, o que é bastante perigoso para a saúde.
VEJA TAMBÉM:
- Clínica de Recuperação – Grupo Recuperando VIDA
- Clínica De Reabilitação Para Alcoólatras
- Tratamento de dependência química
Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas. Entre em contato com a Instituição Grupo Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643
[ratings]