O que é Ayahuasca

O que é Ayahuasca?

O que é Ayahuasca é um chá alucinógeno feito da fermentação de certas vinhas e folhas que são nativas da Amazônia. Embora às vezes referida como uma droga ilícita , a ayahuasca é uma combinação da videira ayahuasca (Banisteriopsiscaapi) e folhas do arbusto chacruna (Psychotriaviridis). Nenhuma das plantas é ilegal nos Brasil.

No entanto, as folhas contêm o composto dimetiltriptamina ( DMT ), um psicotrópico responsável por relatos de alucinações intensas. O DMT, ao contrário da planta que o contém, é classificado como uma droga com alto potencial de adição e sem uso médico. Estudos emergentes, entretanto, mostram que pode haver algum benefício no uso da ayahuasca para tratar o vício em opióides e o alcoolismo .

Durante séculos, a ayahuasca foi usada como medicamento e em cerimônias religiosas, apesar das reações negativas e fatais que ocorreram.

A ayahuasca também é conhecida como Huasca, Yagé, cerveja, Daime, o chá e La Purga. A planta foi nomeada pelos quíchuas e significa “videira dos mortos” ou “videira da alma”. Leva horas para preparar o chá marrom-avermelhado. O resultado tem um sabor amargo e desagradável. A videira e o arbusto são fermentados juntos para prolongar seus efeitos. Sem os alcalóides da videira, beber o DMT das folhas causaria efeitos que durariam aproximadamente 20 minutos. Combinados, os efeitos do chá de ayahuasca podem durar entre 4 e 8 horas.

Efeitos da Ayahuasca

Como o material vegetal do chá é legal nos Estados Unidos, muitas pessoas acreditam que beber o chá alucinógeno é seguro. No entanto, todo uso de drogas acarreta riscos e algumas pessoas morreram imediatamente após o uso da substância. O chá é especialmente perigoso porque sua intensidade é difícil de medir. Além de náuseas e vômitos intensos, os efeitos mais notáveis ​​do chá envolvem alucinações fora do corpo e percepção alterada que podem fazer as pessoas ver, ouvir e sentir coisas que não são reais.

Normalmente, os efeitos da ayahuasca começam dentro de 30 minutos a uma hora, atingem o pico entre 1 e 2 horas e duram um total de 4 a 6 horas.

Os efeitos físicos imediatos são amplamente negativos – vômitos e diarréia (ou “purgação”) são características rotineiras de beber chá. Eles são tão comumente experimentados, de fato, que muitos acreditam que eles ajudam a “purificar” o corpo. Vômito e diarreia podem ser potencialmente fatais porque são extremamente desidratantes.

Posteriormente, parada cardíaca e convulsões são uma possibilidade. Além disso, a interação da ayahuasca com a serotonina no cérebro pode ser letal para pessoas que tomam antidepressivos . Independentemente disso, a maioria dos que experimentam a bebida relatam ter experimentado boas ou más “viagens”, bem como alucinações que imitam experiências de quase morte.

Os efeitos físicos de curto prazo da ayahuasca incluem:

  • Ansiedade
  • Diarréia
  • Alucinações
  • Sentimentos de euforia
  • Aumento da pressão arterial
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Aumento da temperatura corporal
  • Paranóia
  • Náusea
  • Vômito

Sabe-se que alucinógenos comuns causam psicose persistente e Transtorno de Percepção Persistente de Alucinógeno – um distúrbio caracterizado por alucinações aleatórias ou estimulação visual, como ver objetos em movimento. Além disso, alguns estudos descobriram que as drogas psicodélicas, incluindo a ayahuasca, podem causar mudanças na estrutura do cérebro e personalidade.

Vício e dependência de ayahuasca

O risco de desenvolver dependência ou vício em ayahuasca é relativamente baixo. Até o momento, nenhuma evidência com estudos demonstra que o uso do chá leva a uma tolerância. No entanto, esses efeitos não impedem uma dependência comportamental da experiência de usar a droga. Embora beber chá tenha sido descrito como “péssimo”, alguns indivíduos frequentemente usam a substância como uma forma de autoterapia.